Alimentação

Cozinhar em casa

No Guia Alimentar para crianças Brasileiras maiores de 2 anos, do Ministério da Saúde do Brasil, de novembro de 2019, há várias orientações importantes sobre alimentação. 

No capítulo “cozinhar em casa” achei muito interessante a valorização de quem é responsável por cozinhar a comida da criança e da família. Afinal esta pessoa tem uma responsabilidade enorme : tornar a alimentação saborosa, variada e principalmente saudável!

Cozinhar em casa é uma atitude que promove saúde, facilita interação entre a família e protege o meio ambiente (sim !!! Diminui o lixo e auxilia agricultura de onde moramos).

Entao: “Cozinhar em casa não é voltar ao passado; é viver no presente e cuidar do futuro”.

Socorro! Confesso que não gosto nada das panelas mas tenho a super Cris aqui em casa que nos cuida muito bem. Mas nunca tinha pensado sobre as orientações a serem dadas e principalmente um objeto temido (por mim e acho que por muitos) : a panela de pressão!

Antes que alguém pergunte tratei de aprender como usar. 

Aí estão as dicas do Guia Alimentar: 

– Coloque líquido e alimento até a marca de nível máximo que tem dentro da panela. Se não tiver esta marca encha até um pouco mais da metade.

– Pra tampar a borracha tem que estar bem certinha. Se ela estiver seca ou rachada – hora de trocar!

– O pino por onde sai o vapor deve ser limpo para não entupir. Para isso usar um arame ou plástico (palito de madeira pode quebrar e entupir). A válvula de segurança também de ser bem limpinha (pedacinhos pequenos de cebola, por exemplo, podem entupi-la)

– Quando o pino da panela começar a chiar e balançar – abaixe o fogo e economize gás

– Fora do fogo espere a pressão sair toda ante de abrir a panela. Não se deve levantar o pino ou colocar a panela embaixo d’agua e nunca abri-la se ainda tiver pressão;

– Se o chiado da panela parar de repente – desligue!! A saída de vapor deve estar entupida.

Dominado? Ainda dá um frio na barriga? Tu usa tranquilamente? Já aconteceu alguma coisa com esta quase arma? Alguma outra dica? 

One comment

  1. Muito bom!!👏🏻👏🏻

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *